terça-feira, junho 20, 2006

Virginiana convicta, libriana por acaso e sagitariana assumida

Aonde eu vou você vai - Vc é produtora? Produz o que mesmo, hein?

Gina Leite - "Produtora de Comunicação e Cultura", quase isso diz meu diploma. Os registros oficiais entram mesmo como "Comunicólogo" (no masculino, sem variação de gênero). Além de produtora, sou retratista também. Eu trabalho na BYI Projetos Culturais, uma empresa de produção cultural que produz grandes festivais principalmente ligados à percussão, ao intercâmbio musical. Nem precisa dizer do gosto que eu tenho em estar envolvida com projetos maravilhosos como os que eles desenvolvem.

Aonde eu vou você vai - E o que você gostaria de produzir, mas ainda não produz?

Gina Leite - Pela minha ligação com as artes visuais, eu adoraria, adoraria mesmo, desenvolver um anuário das artes visuais baianas. Eu gosto muito de pensar de forma panorâmica, acho que seria muito interessante fazer esse levantamento, sabe? Ter uma noção mais clara de quem produz, de quem expõe, de que galerias estão envolvidas com que tipo de trabalhos.

Ao mesmo tempo tenho um desejo que se realiza aos poucos, que é formar um núcleo de literatura e design aqui na cidade. Claro que as todas as linguagens aproximam-se bastante em certas realizações. O teatro envolve muito a dança, a música, a dança também está junto da música, das artes visuais... E a realização do livro, principalmente com o desenvolvimento do design, deve estar cada vez mais amarrada com profissionais da forma, que deve pulsa junto do o conteúdo.

Tudo isso tem um "Q" de futuro.


Aonde eu vou você vai - Sim, e ta rolando um livro, né. Conte aí, de sua relação com a escrita. Que escritor te perturba?

Gina Leite - O livro, menina, o livro. Meu livro é uma história... Quer dizer, são três histórias. Estou produzindo meu primeiro livro. O livro é a amarração de dez anos de poesia junto com quatro de produção de imagens. É quase um livro de fotografias. Cada história levou uns 6 meses para ser escrita, foi um processo terminou no começo do ano.

Fico nessa de fotografia x literatura... Cada coisa a meu tempo. A escrita vem em momentos de maior oscilação emocional. A fotografia é para os períodos de mais paciência, de mais contemplação, mais calma, mais tempo. Para mim isso é muito evidente.

Dos escritores que me movem: Lewis Carroll, Leminski, Clarice Lispector, Monteiro Lobato, Cortázar e Marina Colasanti (aproveito aqui para agradecer meu querido Marco por "Um Espinho de Marfim", que ele me deu na feira da paróquia da Graça, e digo também que devolverei "Histórias de Cronópios e de Famas" um dia desses).

Aonde eu vou você vai - Você acha que onde eu vou, você vai?

Gina Leite - RISOS. Onde você vai, eu vou. Nossos lugares queridos são bem parecidos caminhos!

Aonde eu vou você vai - Aqui na cidade, aonde você mais vai?

Gina Leite- Infelizmente estou um pouco afastada da noite, mas meus lugares favoritos têm sido meu querido Beco da Rosália, o Líder no 2 de Julho, a Zauber, a Cruz do Pascal e umas festas no Marback. O Marback estácom um movimento vibrante.

Aonde eu vou você vai - Aqui na cidade, aonde você nunca foi?

Gina Leite - Haja lugar nesta cidade para não ter ido. Entre os lugares que meus amigos meus vão, nunca fui no Casarão Santa Luzia nem Pimentinha, naFavelinha.

Aonde eu vou você vai - Nem sabia desse favelinha. Que lugar você evita aqui em Salvador? Por quê?

Gina Leite - Extudo, eu acho. Infelizmente. O Extudo é um lugar bacana, comida maravilhosa, serviço massa, mas volta e meia o Extudo se torna o atestado de falta de opção da cidade. Aquela velha frase "Sei lá, vamos pro Extudo mesmo".

Aonde eu vou você vai - Isso rola comigo no Póstudo. Ahahahah. Você faz parte de alguma tribo? Você acredita em tribos?

Gina Leite - A tribo das meninas da Facom que usam óculos vermelhos.

Aonde eu vou você vai - Ih, eu acho que também faço parte dessa onda.

Gina Leite - É... Dá pra fazer uma semana especial do blog: ENTREVISTAS EXCLUSIVAS COM MENINAS DE ÓCULOS VERMELHOS!
Aonde eu vou você vai – Mas já ta sendo, Gina. Esse vai ser o título da entrevista! Fora a cozinha de sua casa, qual é o canal em que come coisas gostosas aqui na cidade? A propósito, você gosta de comer o que?

Gina Leite - Eu curto o Yakisoba no Rio Vermelho, o crepe do Touché, o sanduíche de pernil do Líder, almoço no Algobom, comida baiana sexta no Restaurante de Dinha.

Aonde eu vou você vai - Que música você ouviu hoje, alguma hora? Gostou de ouvir essa música?

Gina Leite - Não, ainda não...

Aonde eu vou você vai - Algum filme provocou um rebuliço em você?

Gina Leite - Amelie Poulain - sabe quando alguma coisa vibra na mesma intensidade que você?

Aonde eu vou você vai - Meu também. Esse filme me descreve em tantas coisas. Oh, quantas paradas em comum. hem? O que te faz feliz?

Gina Leite - Tá certo, é piegas, mas uma coisa que me deixa muito feliz é ver meus
amigos felizes.

Aonde eu vou você vai - Que lugar marcou a sua infância? O que você fazia lá?

Gina Leite - Eu viajava muito com minha família.

Aonde eu vou você vai - Pra que lugares você viajava? Algum deve ter ficado na memória...

Gina Leite - Viajávamos bastante, lembro muito de uma vez que fomos ao Pantanal. Era uma coisa bem família.

Aonde eu vou você vai - Qual é o lugar onde você quer passar a velhice?

Gina Leite - Vamos fundar uma cidade que se chamará Seu Fernando.

Aonde eu vou você vai - E como seria essa cidade de Seu Fernando?

Gina Leite - Certa vez escrevi em meu blog o seguinte "Eu quero ter um bar para juntar pessoas para fundar uma cidade. A cidade irá se chamar Seu Fernando - e ainda não tem localização. Sorrisos-de-Maria, preencheriam o corredor de entrada da cidade com a claridade de Nuuk.

Eu acho importante ter o azul do mar de Alagoas, a claridade de Salvador, árvores de mel, um trem que ligue Seu Fernando a todos os lugares, seis estações do ano, araucárias, palmeiras imperiais, baobás, vales, cachoeiras e todas aquelas coisas de bem estar urbano. Seu Fernando vai ser a cidade mais perto de todas as cidades, mas não perto demais. Os viajantes passarão por lá inúmeras vezes, lembrarão dos nomes dos cachorros e acharão graça quando ouvirem a lenda de que tudo começou num bar.

As leis da cidade tratarão de reiterar a importância das coisas boas. Bondade, bom humor, bom amor, boas bebidas, boa comida, beleza. Os casos omissos serão tratados com paciência e bom senso. As confusões serão lembradas como se fizessem parte de um passado que talvez nem tenha acontecido".

Aonde eu vou você vai - Qual é o teu time? Seu signo? PFL ou PT? PSDB ou PSol? Crente ou ateu?

Gina Leite - Sem time, PT, sem religião

Aonde eu vou você vai - Faltou o signo. A propósito, você acredita nessas paradas, astrologia e tal?

Gina Leite - Eu curto astrologia, curto, mesmo não entendendo muita coisa - só o que está espalhado pelo senso comum. Eu sou virginiana, ascendente em libra e lua em sagitário. Virginiana convicta, libriana por acaso e sagitariana assumida.

Aonde eu vou você vai - Que tipo de pessoa você costuma ser?

Gina Leite - Geralmente sou muita pessoa bem dada às coisas alegres. Espírito positivo, detalhista, mas com ares evidentes de impaciência.

Aonde eu vou você vai - Que tipo de baiano é você?

Gina Leite - Dessas idéias de ser baiano, eu tenho a disposição para novas pessoas, para a contemplação, para as coisas da arte, além do entusiasmo e da hospitalidade.

Aonde eu vou você vai - Pra acabar, quem é que você vê aonde vai? Que é que acha dessa pessoa?

Gina Leite - Puxa, eu curto as pessoas que encontro nos lugares onde vou. Salvador tem aquela coisa "Aonde eu vou você vai" bem evidente, né? Tem um monte de figurinhas que sempre estão, mas não conheço, sempre quis saber o que fazem... porque... se eles estão ali, naquele mesmo lugar, naquela mesma hora... é porque são parecidos com a gente, né?

Aonde eu vou você vai - Gina, não enrole. Eu quero nomes.

Gina Leite - hehehehe. Sabia que você ia perceber que eu estava tentando me sair desta pergunta. Eu indico Vanessa então! (Vanessa Salles, produtora cultural e fã de Eddie nas horas vagas)