domingo, junho 18, 2006

Ela é classuda


Pode parecer que esse blog é um universo infinito de rasgações de seda. Mas né não. É porque Débora é uma mulher classuda mesmo. Vire mexe, onde eu vou lá está ela. Plena, fechativa e absoluta. Débora é atriz e um exemplo de simpática pessoa que se vê aonde se vai.

Aonde eu vou você vai - A culpa de você circular bastante na noite é por que você é atriz e atriz tem que brilhar. Ou é nada disso, você é um discreta boêmia?

Débora Santiago - (risos) Eu sou uma discreta boêmia.

Aonde eu vou você vai - Como o ofício de ser atriz entrou na sua vida?

Débora Santiago - Desde pequena já demonstrava um gosto pela arte. Brincadeiras, peças com amiguinhas e tal. Mas não tive coragem de assumir em princípio. No meio do curso de Publicidade e Propaganda me deu uma impaciência , uma angústia e resolvi tentar. Disse a meu pai q ia fazer vestibular para Odontologia, veja só! E fiz, entrei na Escola de teatro da Ufba e foi uma descoberta, um renascimento mesmo. Achei algo que eu queria fazer, que gostava tanto de fazer. Achei a minha profissão.

Aonde eu vou você vai - Ás vezes, gente de teatro é muito eloqüente, gesticula, faz caras e bocas e é exuberante. Mas às vezes tudo isso dá a sensação que os atores nunca descem do palco. Fale sério, você representa o tempo todo?

Débora Santiago - Claro que não. As pessoas de teatro, algumas, são mais expressivas sim ou extrovertidas. Mas não gosto desta coisa de dizer “Ah, gente de teatro é assim mesmo, fica interpretando”. Imagina? Pode ser que algumas pessoas sejam assim “nunca desçam do palco”, mas generalizar é até indelicado conosco. E falando sério... eu não consigo nem contar uma mentirinha que não convenço!!!

Aonde eu vou você vai - Você acha que onde eu vou, você vai?

Débora Santiago - Nem sempre.

Aonde eu vou você vai - E aonde você vai?

Débora Santiago - Eu vou onde aconteçam coisas que chamem minha atenção, e/ ou despertem minha curiosidade. Onde eu saiba que vou encontrar amigos, onde eu possa, inclusive ir com amigos.

Aonde eu vou você vai - Qual é o teatro aqui que você mais frequenta? Por que?

Débora Santiago - Sabe que é difíciil responder esta porque não vou pelo teatro em si, mas sim pelos espetáculos apresentados nele. Entende? Aí acaba ficando meio equilibrado.

Aonde eu vou você vai - Aqui na cidade, aonde você mais vai?

Débora Santiago - Lugares mais ligados a pessoas, não diria alternativas, porque é um termo discutível, mas pessoas de um universo que não é, digamos, “a cara da Bahia”. E isto não se representa só com o lugar , mas eventos que ocorram. O Rio vermelho seria um lugar pra citar...O Rio vermelho e sua deliciosa vida Boêmia...q acaba a 1 da manhã.

Aonde eu vou você vai - Aqui na cidade, aonde você nunca foi?

Débora Santiago - Ah...tem uns clubes noturnos que com certeza não fazem parte do meu ideal de diversão!!! E eu nunca fui e só vou arrastada.(risos)

Aonde eu vou você vai - Que lugar você evita aqui em Salvador? Por quê?

Débora Santiago - Lugares onde com certeza só teria companhia de classe média alta branca infantil e preconceituosa.

Aonde eu vou você vai - Você faz parte de alguma tribo? Você acredita em tribos?

Débora Santiago - Não faço parte de tribo. Acho q é tb um termo complicado. Me lembra segregar. E não preciso dizer mais nada né?

Aonde eu vou você vai - Fora a cozinha de sua casa, qual é o canal em que come coisas gostosas aqui na cidade? A propósito, você gosta de comer o que?

Débora Santiago - De um tudo!!!! De sushi a acarajé, passando por uma boa pizza. Só No Rio vermelho estão o Sushi deli (q eu sou adoro) e do outro lado a Cia da Pizza. Acarajé nem precisa falar né?

Aonde eu vou você vai - Que música você ouviu hoje, alguma hora? Gostou de ouvir essa música?

Débora Santiago - Ouvi Mariene de Castro...tô ouvindo agora. Gosto sempre de ouvir.

Aonde eu vou você vai - Algum filme provocou um rebuliço em você?

Débora Santiago - Rebuliço? Ultimamente não.

Aonde eu vou você vai - O que te faz feliz?

Débora Santiago - O amor. E amar

Aonde eu vou você vai - Qual é o teu time? Seu signo? PFL ou PT? PSDB ou PSol? Crente ou ateu?

Débora Santiago - Flamengo, escorpião, PT, guardo a crença dos antepassados.

Aonde eu vou você vai - Que tipo de pessoa você costuma ser?

Débora Santiago - Não sei te dizer. Eu sou a mais pura versão d e mim. Acho q você tem que perguntar a alguém que em conheça.

Aonde eu vou você vai - Que tipo de baiana é você?

Débora Santiago - Retada!! Filha de Ogum com Oxum. Faceira e guerreira,. Sou bairrista e brigo com quem falar mal do meu sotaque!!! Oxe!

Aonde eu vou você vai - Pra acabar, quem é que você vê aonde vai? Que é que acha dessa pessoa?

Débora Santiago - Na carência de eventos bacanas... acabo vendo as mesmas pessoas. Acho que estas pessoas, assim como eu, estão ávidas por uma programação cultural local mais interessante. Uma maior diversificação dos eventos. Uma noite soteropolitana mais abrangente, rica, bonita, cultural.