domingo, junho 11, 2006

Dicas Musicais de El Cabong

Já que Luciano Matos, vulgo El Cabong, passou por aqui, não poderíamos deixar de explorar o conhecimento musical do cara e pedir sugestões de bons sons. Assim, o dj preparou uma lista de sons que ouve em casa, influências fundamentais e coisas que passam pela sua pickup. É anotar e correr pra ouvir. Embora ele afirme que “É difícil uma lista assim, poderia mudar amanha já.”


  • Menina Mulher da Pele Preta - Jorge Ben Eu sou mais uma das pessoas que abriu a cabeça com a “Tábua de Esmeraldas”. Tem alguns anos já, antes até da explosão do disco no meio mais independente. A partir de Bem, abri a cabeça para o Samba de outra forma e hoje escuto muito, tanto em casa quanto nos sets como dj.
  • Livre Iniciativa - Mundo Livre S/A Acho que muito dessa curiosidade com samba vem também a partir de 94 com o disco de estréia do Mundo Livre. Essa música é um marco, me lembra o primeiro show dos caras aqui em 94, no Teatro Miguel Santana. Grande banda, grande música.
  • Alguma mais pra frente - Wado Seguindo nesse universo independente nordestino vem de Alagoas um cara super talentoso, mas que infelizmente não é tão conhecido. Wado faz musica brasileira moderna, com samba, funk... Três muito bons discos lançados.
  • Ginga - Ramiro Musotto Um argentino que soube pegar referências na musica baiana, juntar com beats eletrônicos e criar algo novo. Sem preconceitos, mostra que basta saber fazer.
  • Audio Bullys - Shot You Down Nancy Sinatra cantando e o duo inglês reprocessando a musica e fazendo uma daqueles hits certeiros para não deixar ninguém parado.
  • Jesus & Mary Chain - Head On Não tem como eu não incluir essa banda, nem toco tanto nas festas, mas foi a banda que fez eu abrir a cabeça quando guri para um mundo além do que as rádios tocavam. Coisa simples, dois irmão fazendo belas canções sem saber muito mais do que 3 acordes.
  • Clap Your Hand and Say Yeah – the skin of my yellow countryteeth Sempre falam que o rock morreu, mas não existe isso, sempre tem surgido bandas bacanas, como essa, que inclui só para ilustrar. Poderia ser Wolfmothers, Architectures in Helsinky, Arcade Fire, Arctic Monkeys.
  • Bomb The Bass - "Beat Dis" Outro som que foi crucial. No final dos anos 80 acontecia uma cena chamada de Acid House, foi um daqueles estrondos da musica eletrônica, era mais pop do que essa ultima, mas a acid house não, trazia uma mistura insana de sons, samplers e ousadia. Bomb the Bassera um cara só, um gênio que fez esse classico que era uma das musicas obrigatórias nas festinhas que eu disse que fazia quando guri. É desconhecido pacas, mas sensacional.
  • Pixies – Gigantic Outra banda com importância pessoal e na historia do rock. Influências que vão de surf music a sons latinos e muita esquisitice, p mim é a banda mais importante depois dos Beatles (vai criar polêmica, mas tudo bem). Bom, é das preferidas em casa. Sem dúvida.
  • Juizo Final - Nelson Cavaquinho Falam de Cartola, Noel Rosa. Mas pra mim samba antigo é com Nelson Cavaquinho, um cara que não tinha nem primeiro grau, mas que mostrava que talento tá no sangue, botava no bolso qualquer musico. Era boêmio até o talo e fazia os sambas mais tristes e bonitos que conheço. Sou fã.
  • Armandinho Dodô & Osmar- Vida Boa Eu fiquei na dúvida, poderia ser Novos Baianos ou algo da carreira solo de Moraes, mas preferi botar meu lado Carnaval. Moraes para mim deveria ser mais reconhecido do que é. E foi com ele que o trio de Dodô e Osmar ganhou voz e sucesso. Essa musica para mim é a melhor do trio e mostra como fazer carnaval na Bahia sem precisar seguir fórmulas bobas e fáceis.
  • God Only Knows - Beach Boys Mestres supremos e os que faziam as musicam mais lindas do universo. Obrigatório para qualquer gosto musical.