sexta-feira, junho 09, 2006

El Cabong é o cara


Primeira entrevista!
Então, que figura poderia abrir o nosso blog? Perguntaram Mônica e Gina.
Várias pessoas surgiram. Mas surgiu consensualmente o nome de um amigo querido, gente finíssima, inteligente, divertido e boa praça. Figurinha carimbada do jornalismo baiano, carimbada da cena musical baiana. Sempre refletindo de forma cuidadosa sobre a produção musical da Bahia, do Nordeste e do Brasil. E mais ainda, um DJ bem eclético. Capaz de num setlist ter de Bezerra da Silva a Franz Ferdinand. Esse sujeito cujo adjetivo mais recorrente é o bacana trata-se de Luciano Matos. Pouco mais de trinta anos, freelancer por opção, jornalista musical abre a nossa série de entrevistas do fantástico site: Aonde eu vou você vai.
Simbora

Aonde eu vou você vai - A culpa de você circular bastante na noite é por que você é jornalista ou por que você é dj ou nada disso, você é um discreto boêmio?

Luciano Matos - Eu sempre gostei muito de musica, se você reparar não sou grande freqüentador de bares ou teatro, saio para eventos que tenham artistas e música que me interessa. É a paixão pela musica mesmo. O que ajuda é que não sou muito fã de dormir...

Aonde eu vou você vai - Hum... fã de dormir é uma boa desculpa!

Luciano Matos - Com essa historia de ser DJ ajudou mais ainda.

Aonde eu vou você vai - E a pergunta seguinte é justamente essa. Como você descobriu que poderia ser dj?

Luciano Matos - Bom, na verdade, eu e meu irmão costumávamos fazer festa quando éramos adolescentes. Eu, ele e uns amigos. Na época a gente já era meio chato e não botava lambada, por exemplo,que as meninas pediam. Nessa época, a gente já botava New Order, Kraftwerk...

Luciano Matos - Ai eu comecei tempos depois a botar som em casas de amigos, festinhas, depois em festas mais oficiais. Aí resolvi encarar de vez isso de tentar agradar as pessoas colocando coisas que eu gostasse. Acho que é muito desse amor pela música, de querer que as pessoas ouçam coisas bacanas que não tocam em todo lugar e de um acervo pessoal, que considero valioso.

Aonde eu vou você vai: Uma expressão da sua paixão pela música, pelo rock. Já que pesquisa tanto, ouve tanta coisa, ser dj é a possibilidade de compartilhar tudo isso, né?

Luciano Matos: É, rock também, porque acho que meus discos se dividem em metade rock e metade outras coisas. É, eu sempre sonhei em ser programador musical de uma radio, ser dj em radio, passar isso, ser dj de festas é uma dessa formas. Acho que por gostar de muita coisa, por pesquisar, ler muito sobre música, ir muito a shows, festivais, sempre to com coisas novas que acho que merecem ser ouvidas.

Aonde eu vou você vai - Colocando o som, claro você fica atento nos discos, mas principalmente na pista. Como é a noite vista do outro lado da mesa?

Luciano Matos - Isso é bem interessante. Porque já dá pra saber, por exemplo, que a partir de um determinado momento o efeito do álcool. Álcool nas pessoas vai ajudar na discotecagem. Mas nunca pensei a sério sobre isso, de estar de outro lado. Pra mim sou só o cara que coloca músicas e diverte as pessoas, apesar de parecer um pouco que a gente brinca com a reação das pessoas, provoca reações. Isso é bem bacana. Dá para conhecer um pouco a personalidade, os gostos tocando. É muito divertido e me sinto sempre parte do público, porque coloco só o que gosto, por isso acabado dançando timidamente também. (hehehe )

Aonde eu vou, você vai - Você acha que onde eu vou, você vai?

Luciano Matos – Também, mas Salvador hoje, diferente de alguns anos atrás, tem oferecido opções e nem sempre todo mundo tem se encontrado. Antes todo filme, todo evento, todo show, toda festa eram as mesmas pessoas. Hoje não é mais assim, as opções têm surgido. Graças a Alá.

Aonde eu vou você vai – (hehhehe) Luciano, seu otimismo é admirável!

Aonde eu vou você vai - Tem rolado mais opções, é verdade, mas muitas vezes tenho uma sensação de estar sufocada, sempre vendo as mesmas caras. Ainda mais para uma solteira, isso é irritante!

Aonde eu vou você vai - E aonde você vai?

Luciano Matos: Não é otimismo, posso provar se quiser. Eu? Vou em todo lugar que tem música boa. Admito que fiquei órfão do Miss Modular, porque lá rolavam as bandas de rock boas, as festas legais e os shows de bandas independentes. Sei mais onde não vou do que onde vou.

Aonde eu vou você vai - Então diga aí: aonde você nunca foi? E aonde aqui você não vai nem amarrado?

Luciano Matos - Não é q não vá nem amarrado. Por exemplo, fui na Fashion Club quando teve Patife, apesar de mesmo assim ter me sentido um ET. Se puder não volto nunca, assim como no Café Cancun e esses lugares onde o que importa mais é desfilar do que outra coisa. Nada contra, só não é meu ambiente.

Aonde eu vou você vai - É, eu nunca fui nesses lugares... bom lembrar.

Luciano Matos – (risos) Eu fui uma vez em cada, bastou. E fui por ocasiões especiais.

Aonde eu vou, você vai - Eu também nunca fui no Twist.

Luciano Matos: Bom, eu não tenho preconceito. Iria até, basta colocar alguma banda que preste.

Aonde eu vou, você vai - Mas deve ter um lugar aqui que você seja "freguês" como diria minha avó. Qual é o lugar que você bate ponto?

Luciano Matos - Eu já fui "freguês" do Póstudo, porque era onde encontrava as pessoas, mesmo não bebendo e quase nunca consumindo nada lá (não bebo, né?). Mas diminuiu muito minhas idas lá, uma prova que tem coisas (shows, festas para ir) quando saio hoje... Acabo indo mais para onde rolam as festas e shows, que depois do Miss Modular parece que migraram para a Zauber e para a Seven Inn. Bato ponto talvez no Beatles Social Club, lá na Cia de Pizza. Mas não tenho isso, bota um som bom, música boa que vou.

Aonde eu vou, você vai - Você faz parte de alguma tribo? Você acredita em tribos?

Luciano Matos - Acredito que as pessoas acreditem, mas acho uma grande tolice, uma bobagem. Pra mim isso foi algo inventado para direcionar a venda de produtos, mas as pessoas acabaram aceitando isso. Evidente, que há sintonia entre as pessoas por coisas em comum, seja modo de vestir ou gosto musical, mas esse lance de tribo acabou sendo algo imitador, que quer fazer crer que quem ouve rock não pode curtir Carnaval ou que quem gosta de ler , de ver filmes europeus, não pode ir ver um jogo de futebol. Acho tolice e não sigo isso. Tô longe de pertencer a alguma tribo, apesar de muito taxarem diferente disso. Torço pra o time mais popular do mundo, o Flamengo, gosto de artistas que vão de desconhecidos como os norte-americanos do Neutral Milk Hotel até Nelson cavaquinho ou Banda de Pífanos de Bendegó. E isso pode conviver normalmente, o que numa tribo não é muito bem vindo. Acho que querer fazer parte de tribos é fugir um pouco de assumir uma personalidade própria

Aonde eu vou, você vai - É isso, eu também não me empolgo com essa idéia de tribo parece um rótulo, como leite ninho. Fora a cozinha de sua casa, qual é o canal em que come coisas gostosas aqui na cidade? A propósito, você gosta de comer o que?

Luciano Matos – (risos) Todos meus amigos quando lerem isso vão pensar a mesma coisa: Bonno, Pizza, brigadeiro.... E é verdade, mas comer na rua. Qualquer pizza é boa. Como dizem, pizza e brigadeiro é que nem sexo, quando é ruim é bom, quando é bom é muito bom. Eu diria que tem duas pizzarias que gosto muito a tal Cia. de Pizza e a Napolitana, na Mouraria. Gosto de comida simples, o acarajé de minha rua mesmo é o melhor do universo. Eu não sou um cara bom de garfo. Assumo, mas de pizza, brigadeiro e carne do sol, entendo.

Aonde eu vou, você vai - Que música você ouviu hoje, alguma hora? Gostou de ouvir essa música?

Luciano Matos - Eu tô escrevendo no A Tarde, ai chegou em minhas mãos o cd novo de Jair de Oliveira, o Jairzinho. Eu gostei pra caramba, nem sou muito fã dele, mas ele botou o pé no morro e tá bem samba, mas sem perder o jeitão de quem sabe produzir. A mesma coisa é o disco novo de Max de Castro. Ambos eu nunca fui muito fã, mas parece que acertaram. Mas ouço MUITA coisa, podia fazer uma lista.

Aonde eu vou você vai - Claro! Podia dar uma contribuição El Cabong para o Aonde eu vou você vai!

Luciano Matos - Uma contribuição como?

Aonde eu vou, você vai - Sua listinha de músicas bala! "Sons para você ouvir quando estiver indo aonde eu vou". Mas lá vai outra pergunta: que filme provocou um rebuliço em você?

Luciano Matos: Faço a lista, me cobre. Vários, vários. Pô, eu chorei muito em Dançando no Escuro, achei sensacional. Von Trair é muito bom, tudo que vi dele me tocou. Dogville é magnífico. Gosto muito também de Kubrick, coisas como 2001, p mim o melhor filme já realizado na historia. Tem muita coisa, sai de Clube da Luta alterado, por exemplo.

Luciano Matos - O Anjo Exterminador, O Gabinete do Dr. Caligari, o Síndrome do Medo original são filmes que de alguma forma mexeram comigo. Assim como filmes mais leves como Curtindo a Vida Adoidado, Jardim Secreto.

Aonde eu vou você vai - O que te faz feliz?

Luciano Matos - Putz, essa pergunta merece um livro como resposta. Mas me considero um cara simples, estar bem com as pessoas, comigo mesmo. Eu me considero um cara feliz, não alegre, não essa alegria fake, mas feliz, buscando realizar coisas, buscando tornar o mundo em minha volta melhor. Há alguns anos passei por um momento não muito bom, sai e passei a acreditar que felicidade é muito uma questão de decisão, de querer ser e estar feliz. Busquei me distanciar de coisas que não me fizessem bem, de pessoas que só puxassem pra baixo. Parei, por exemplo, de ler noticias de crime, acompanho, sei o que acontece, mas não preciso saber detalhes de um assassinato, ninguém precisa (a não ser quem investiga).

Aonde eu vou você vai - Realmente, a gente tem duas escolhas:ser feliz, ou ser triste. Enquanto estado mesmo. são escolhas de modo de vida, né?

Aonde eu vou você vai - O time você já respondeu, mas diga aí : Seu signo? PFL ou PT? PSDB ou PSol? Crente ou ateu?

Luciano Matos - Flamengo até morrer. Escorpião desde que nasci. PT fácil.

PSOL ou PSDB? Creio em muitas coisas e não acredito no ateísmo.

Aonde eu vou você vai – (risos) Liberal ou extrema esquerda?

Luciano Matos - Não gosto de extremos assim. E tô longe desse neo-liberalismo do PSDB.

Aonde eu vou você vai - Porra, lindo, Lu, você vai virar meu ídolo, suas respostas estão ótimas! Basta agora uma foto a lá Menudo.

Luciano Matos - Eu tenho uma foto quando era guri dançando Menudo.

Mas não solto isso nem a pau.

Aonde eu vou você vai - Que tipo de baiano é você?

Luciano Matos: Um amigo meu diz que sou o mais não-baiano dos baianos. Isso porque não gosto de axé, não bebo cerveja e quase não como comida baiana, só gosto mesmo de acarajé. Mas mais do que isso, sou um crítico feroz do lugar onde vivemos, o que não é típico por aqui. As pessoas preferem achar que vivemos num lugar encantado e não gostam de assumir os problemas. Eu sou o tipo de baiano que adora onde vive, sabe dos problemas, mas não quer ficar só reclamando e tenta fazer coisas pra melhorar. Esse mesmo amigo me dizia, mude de lugar ou mude o lugar, que é um verso de uma banda gaúcha. Concordo totalmente.

Aonde eu vou você vai - Entre o meio em que vivemos, parece regra falar mal da Bahia, criticar tudo e só ver solução lá fora, no Rio, em Pernambuco, em SP. Agir é mais complicado, né?

Luciano Matos - Sim, mas isso nem era comum. Quando estudava na Facom (Faculdade Comunicação da UFBA), quando reclamava mandavam eu ir morar em Pernambuco ou no Rio. Já melhoramos bastante.

Aonde eu vou você vai - É verdade. Pra acabar: quem é que você vê aonde vai? Que é que acha dessa pessoa?

Luciano Matos - Dessa pessoa??? Uma só?

Aonde eu vou você vai – É. Uma, duas.

Luciano Matos – Putz. Ta.

Aonde eu vou você vai - Aquela figura cheque, que tá em toda parte.

Luciano Matos - Vou falar de pessoas que não conheço pessoalmente. Uma é aquele Helder, aquele senhor grisalho que tem um rabinho de cavalo.

Aonde eu vou você vai - Sim, ele é uma ótima figura. Tá na lista. Tá em toda parte e é produtor cultural.

Luciano Matos - Acho massa porque me incomoda as pessoas em Salvador quando passam dos sei lá 26, 29 anos, acham que estão velhas para curtir festas, shows.

Aonde eu vou você vai – Ele sempre tá com um astral lá em cima.

Luciano Matos – Sim, sim, sem dúvidas. Acho ótimo entrevistá-lo. Lu, sua entrevista vai abrir o fantástico site Aonde eu vou Você vai!

Luciano Matos - Massa, massa, boto fé. Produzir é o que precisamos. Brigado pela honra

3 Comments:

Blogger Vládia Queiroz said...

eu adorei a idéia! parabéns.
valeu!

10:35 AM  
Blogger N. said...

Grande pontapé inicial....
Moniquinha e Gina show de Bola!!!

Virei fã e freguês desse blog e estarei por aqui sempre.

Dessa entrevista eu achei muito interessante. Gostei do Luciano, me identifiuqei com muitas das opiniões dele. Não o conheço pessoalemnte, mas pela foto juro que o vi ontem, por exemplo, no show do Cordel do Fogo Encantado. O estilo envolvente da entrevista ficou super bacana... uma conversa amistosa e recheada de bons comentários e assuntos diversos. Deu para ter um panorama mínimo da vida do entrevistado. Muito bom mesmo!!!!

Luciano - concordo muito contigo em muitas coisas e o leio sempre no Dez! Não esquece de mandar a lista, o leitor aqui está na espera...

Grande abraço e bom começo!

6:19 AM  
Blogger Gina said...

Massa a entrevista, Moniquinha. Sabia que escolher LubMatos renderia um excelente papo, sou fã dele faz bastante tempo!

9:53 PM  

Postar um comentário

<< Home